1) Quais são os benefícios da natação?

– Melhora seu sistema respiratório
– Melhora seu sistema imunológico
– Você ganha um novo ânimo, quem pratica atividades físicas tem uma maior disposição para fazer as coisas do dia a dia.
– Melhora a coordenação motora
– Enrijece os músculos
– Relaxa a mente e a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro
– Ajuda a combater o estresse
– É um exercício aeróbico
– Queima em média 600 calorias por hora
– Melhora seu sistema cardiovascular

2) É verdade que crianças aprendem mais rápido a nadar do que adultos?

Sim. As crianças normalmente ainda não foram sujeitas às décadas de experiências negativas e informações incorretas que normalmente subjugam o adulto, tornando-o mais tenso durante as primeiras semanas de sessões e mais resistente a muitas orientações que lhe são passadas. Livre destas tensões iniciais, o aprendizado das crianças flui em geral mais facilmente, o que torna o processo como um todo mais rápido.

3) Ainda posso aprender a nadar?

Absolutamente SIM. A resposta da pergunta anterior não deve, entretanto, desanimar ninguém. NINGUÉM. Alunos adultos de todas as idades, inclusive com diferentes e severas limitações físicas e traumas psicológicos de água podem, em sua grande maioria, aprender pelo menos dois nados: crawl e costas. É claro que para isso funcionar, condições favoráveis precisam estar presentes em ambas as partes (professor e aluno): determinação, obstinação, paciência, dedicação ao processo, consistência de estímulos, competência acadêmica e didática do professor, etc.

4) Quanto tempo vai demorar para aprender o básico?

Depende da sua força de vontade, acho que com 3 meses você já vai estar nadando corretamente e bem. O nado de borboleta e peito vai ser um pouco complicado, mas com o passar do tempo você vai encaixando o estilo do nado.

5) Quanto tempo se leva para aprender a nadar?

Acredito que a melhor resposta a esta questão muito comum é dar a ordem de grandeza: ALGUNS MESES para o domínio razoável de dois nados, crawl e costas. O número de meses vai variar de acordo com as condições estabelecidas para o processo. Se elas forem, em sua maioria, favoráveis: aluno assíduo, não apresentando nenhum trauma relativo à água, contrato para aulas três ou quatro vezes por semana, turma for reduzida a poucos alunos, professor dedicado e disposto a entrar na água sempre que precisar, certamente serão poucos meses (três ou quatro em média). Entretanto, se as condições estabelecidas forem majoritariamente desfavoráveis: aluno faltoso e medroso, com contrato de aula para apenas duas vezes por semana, em horário lotado de alunos e professor displicente, aí o processo poderá se arrastar por 8, 10, 12 meses ou ainda mais.

6) Quais são os estilos?

Existem Oficialmente quatro estilos na natação,: Crawl, Costas, Peito e Borboleta.

7) Quais são os principais erros que os nadadores cometem?

– Não brigue com a água. Levantar muita água não é um bom sinal;
– Evite entrar primeiro com o dedão na água. O ideal é colocar a mão a 45 graus da superficie da água;
– Não pare a perna. Mantenha a atividade da perna mesmo com a rotação do corpo;
– Não tire muito o pés fora da água. Você está desperdiçando energia;
– Não dobre demais o joelho;
– Não inicie a respirando antes de soltar todo o ar debaixo da água. Você corre o risco de demorar muito para soltar e pegar o ar;
– Não tensione demais a musculatura. Guarde sua força para os momentos certos.

8) Sobre a prática da natação no inverno …

Pesquisas indicam que o equilíbrio fisiológico para o melhor rendimento cardiovascular e muscular, em laboratório, ocorre na temperatura ambiente de 24 graus. Quanto maior a capacidade de movimentos do praticante, maior e mais rápida será a elevação da temperatura do corpo, fazendo com que desapareça aquela sensação de frio após cerca de 5 minutos de atividades.

9) É verdade que natação é bom para asma e outros problemas respiratórios?

Parcialmente SIM. A experiência e mesmo a literatura mostram que a disciplina respiratória que a natação impõe a que a pratica ajuda muito a estabilizar, reduzir e, em alguns casos, a desaparecer com problemas como asma e bronquite. Entretanto é bom frisar que, via de regra, a natação deve ser iniciada como coadjuvante de um tratamento conduzido por pneumologista, e não substituir o tratamento sem a orientação adequada. Já vi casos de sucesso total (inclusive com abandono da “bombinha”) e já vi casos em que a natação foi absolutamente insuficiente para diminuir a freqüência e as intensidades das crises respiratórias.

10) O que é natação Master?

A natação master é praticada por nadadores (as) com idade acima de 20 anos.

 

11) Quem pode praticar natação Master?

A partir de 20 anos (pré-master) qualquer pessoa que participe de treinos específicos para competição – independente de ter sido atleta ou não -, pode participar dos eventos promovidos pela AMPN. Ou seja, para participar basta estar apto a nadar em competições, conhecer as regras e ter condições físicas para isso.