Maratonas Aquáticas

História da Maratona Aquática

Se o ato de nadar é uma prática milenar, percorrer grandes distâncias a nado, seja em rios ou em mar aberto, é um desafio que se acentuou a partir de 1875, quando o capitão inglês Matthew Webb protagonizou uma façanha. Ele se tornou o primeiro homem a cruzar nadando o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.

 

O feito inspirou uma série de nadadores, que passaram a percorrer a nado não só o Canal da Mancha como vários outros pontos do planeta. Aos poucos, a disputa em águas abertas se popularizou, até que, em 2005, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a maratona aquática faria parte do programa dos Jogos Olímpicos, com uma disputa de 10km. Assim, na Olimpíada de Pequim 2008, a primeira disputa foi realizada.

 

Este esporte é uma modalidade aquática que consiste numa travessia em águas abertas, praticada sob forma de competição no mar, como também em rios, lagos e lagoas.

 

Os competidores são masculinos e femininos numa mesma prova nas distâncias de 5, 10, 25 km para os Campeonatos Mundiais da Federación Internacionale de Natation (FINA).

 

Porem existem eventos em menores distâncias.

 

A modalidade maratona aquática também integra o triathlon (maratona aquática, ciclismo e atletismo), onde na prova olímpica sua metragem é de 1500m, na Sprint, 750m, e no Iron Man, 3800m.

TURMAS DE MARATONA AQUÁTICA

Responsável Técnico – Professora Simone Montenegro

Os treinos de Maratonas Aquáticas acontecem todos os dias e podem participar jovens a partir de 12 anos. 

Está interessado? Receba nossa grade horária completa por email e veja qual o melhor horário para você!

Nome

Email