Natação

A natação é um esporte e uma forma de movimento que visa à sustentação e a propulsão sobre a água e se dá através da combinação rítmica entre membros superiores e inferiores.

Esta saudável atividade pode ser praticada para fins recreativos ou como esporte, sendo benefícios para a saúde.

Existem muito poucos desportos tão completos e ao alcance de tanta gente como a natação, bebês, grávidas e idosos podem tirar proveito deste desporto aeróbio e de pouco impacto para os ossos.

A natação é para todos, independentemente da idade, sexo ou profissão, uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante (o corpo fica na horizontal), sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.

Para além disso, a natação:

– Reduz o risco de episódios cardiovasculares.

Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

– Melhora o sistema respiratório.

Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.

– Fortalece as articulações.

A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.

– Sobe a auto-estima

Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o fato da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental.

Estilos

Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl, borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

Modalidades Olímpicas
– 50 metros Crawl (nado livre)
– 100 metros Crawl (nado livre)
– 200 metros Crawl (nado livre)
– 400 metros Crawl (nado livre)
– 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino
– 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino
– 100 metros costas
– 200 metros costas
– 100 metros peito
– 200 metros peito
– 100 metros borboleta
– 200 metros borboleta
– 200 metros medley
– 400 metros medley
– Revezamentos 4 x 100 metros livres
– Revezamentos 4 x 200 metros livres
– Revezamentos 4 x 100 metros estilos
Categorias da natação no Brasil
Mirim – 9 e 10 anos
Petiz – 11 e 12 anos
Infantil – 13 e 14 anos
Juvenil – 15 e 16 anos
Junior 1 – 17 anos
Junio 2 – 18 e 19 anos
Sênior – a partir de 20 anos

TURMAS DE NATAÇÃO – AQUANAII

Responsável Técnico – Professor Antônio Henrique Barbosa

TURMAS
Iniciação – 6 a 8 anos
Aperfeiçoamento – 9 a 12 anos
Avançado – 13 anos +
Equipe Mirim / Petiz – 9 a 12 anos
Equipe Infantil / Sênior – 13 anos +
Equipe Master

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